dra-cissa-odontopediatria-jundiai
Home          Dra Cissa          Blog          Contato

O que é a cárie?

A cárie é uma doença multifatorial, ou seja, para que ela se desenvolva alguns fatores precisam ocorrer simultaneamente, portanto não é uma doença transmissível.

Esses fatores são:

– Sacarose
A cárie é uma doença sacarose dependente, ou seja, se não há sacarose não há cárie!! A sacarose é um açúcar, o açúcar branco que se adoça cafés, sucos e doces. O problema é que ele está presente em muitos produtos, sem que se perceba seu sabor, como por exemplo em bolachas salgadas, biscoitos de polvilho e até mesmo em medicamentos, como xaropes infantis.

– Bactérias cariogênicas
São elas as bactérias do grupo Mutans e dos Lactobacillus. Essas bactérias consomem o açúcar e secretam ácido, esse ácido desmineraliza o dente formando as lesões, que se iniciam como uma mancha branca e opaca e com a evolução da perda de mineral formam-se as cavidades até a destruição total do dente. Essas bactérias precisam estar aderidas ao dente, através de um biofilme bacteriano – para que ocorram as lesões de cárie. O biofilme ocorre em regiões onde ele possa ficar preso, como por exemplo, fundo de sulcos e fissuras dos dentes, próximo a margem gengival e nas regiões de contato entre um dente e outro. Então, muita atenção à essas regiões!

– Tempo
É necessário tempo para que a bactéria consuma o açúcar, secrete o ácido e desmineralize o dente. Ou seja, o biofilme precisa ficar aderido por muito tempo no dente para que todo esse processo ocorra, são dias ali grudado. Parece difícil deixar dias o dente sem escovação, mas é muito fácil ficar dias sem passar fio dental, além disso, às vezes as cerdas da escova não conseguem atingir a profundidade dos sulcos.

– Dente
Sem dente não há cárie! Em implantes por exemplo não há carie. Mas em dentes com coroas, mesmo com o canal do dente tratado, pode ocorrer. Pois existe uma superfície mineral de dente abaixo da coroa e essa pode se desmineralizar formando a lesão de cárie. Dentes decíduos de bebes e crianças sofrem mais intensamente o impacto da desmineralização por ter uma estrutura mineral menor, assim os efeitos das lesões de cárie em crianças são mais devastadores que em adultos.

Como prevenir:

– Evitando ao máximo o consumo de açúcar! A frequência de consumo é pior que a quantidade de açúcar ingerido, isso significa que é muito pior comer uma balinha por hora do que comer 10 balas de uma vez e depois não comer mais nenhuma. Minha sugestão é escolher o momento do doce, domingo após o almoço por exemplo, coma todo o doce que quiser e depois não coma mais nada durante toda a semana.

A consistência do doce também influencia fortemente, quanto mais grudento for o doce, mais cariogênico ele é.

– O uso do flúor, utilizando um creme dental diariamente com uma concentração superior a 1.000 ppm de Flúor conseguimos fazer com que o dente comece a se desmineralizar com um pH mais ácido, abaixo de 4,5, ou seja, o dente resiste mais ao ataque ácido. (clique aqui para Creme dental, como escolher e utilizar?)

–  Escovação adequada – tem que se remover todo a placa e resíduo da boca, isso implica em limpar todas as superfícies do dente, com escova e fio dental (clique aqui para Técnicas de Escovação). Mas, como já foi dito, não é porque um dia dormiu de boca suja que você irá acordar com cárie. É uma sequência de dias de falhas que te levarão a ter cárie.

– Utilizando técnicas de prevenção de cárie como selantes, uso de verniz de flúor profissional podem ser grandes aliados na prevenção dessa doença. Portanto é fundamental o acompanhamento de um cirurgião dentista.

Existem períodos de maior vulnerabilidade, durante a erupção dos dentes decíduos e permanentes, nos períodos de troca de dentes. A atenção, os cuidados e o acompanhamento devem ser redobrados nessas fases.

É muito importante enfatizar que uma criança sem cárie, provavelmente será um adulto sem cárie, pois os riscos de se desenvolver cárie da idade adulta caem muito quando não há cárie na infância.

Então vamos cuidar dos nossos pequenos para terem uma boca cárie free por toda a vida!