dra-cissa-odontopediatria-jundiai
Home          Dra Cissa          Blog          Contato

Retrações gengivais

A retração gengival consiste na migração da gengiva expondo a raiz do dente, com isso a coroa do dente fica maior gerando comprometimento estético e diminuindo a sua qualidade de vida.
Isso porque as retrações podem causar dor e/ou sensibilidade pela exposição da raiz que não é coberta por esmalte, pode também causar impactação de resíduo entre os dentes o que além de desconfortável pode gerar inflamação gengival e com o tempo pode haver desgaste da raiz levando a tratamentos endodônticos (tratamento de canal) e em casos mais graves a perda do dente.

As principais causas das retrações gengivais são inflamações gengivais e traumas, aliás a grande maioria é causada por traumas. E o principal trauma é o da escovação. O biótipo gengival fino, que é determinado geneticamente, é mais susceptível as retrações.

As escovações feitas com escovas de cerdas rígidas e/ou com força e utilizando técnicas de escovação inadequadas fazem muita pressão na margem gengival. Toda vez que realizamos pressão na margem gengival transmitimos pressão para o osso. O osso sendo pressionado é reabsorvido, ou seja, perdemos o osso que circunda o dente.
Vem do osso a nutrição para a gengiva, ou seja, sem osso e sem gengiva nós temos como consequência a retração gengival.

Não existe tratamento clínico para as retrações, somente cirúrgico. Massagear a gengiva para ela migrar para o local correto novamente pode até piorar a situação clínica. Extrair o dente e instalar um implante não ajuda, pois, a perda de gengiva continuará existindo ao redor do implante também. Além disso, o tratamento é mais difícil ao redor de implantes.

Quanto mais rápido operamos, mais previsível e simples é a cirurgia. O melhor caminho é a prevenção. Utilizar boas escovas, uma técnica de escovação não traumática e ir regularmente ao dentista é o melhor caminho. (clique aqui para Técnica de escovação)