Não é novidade para ninguém que para a prevenção de problemas bucais é imprescindível uma adequada higiene bucal. Mas será que você realmente sabe como fazê-la? Vamos lá que eu te ensino um passo a passo!!
01º) Escolha uma boa escova, um creme dental adequado para sua necessidade e um fio dental que você goste (clique aqui para Guia de escova)
02º) Aguarde de 40 minutos à 1 hora após a alimentação para realizar a escovação! Isso mesmo!! Assim prevenimos a erosão (clique aqui para O que é erosão?). Enquanto você espera, lave a boca com água e se for adulto, use também uma goma de mascar sem açúcar. Isso vai ajudar a estimular a salivação e a equilibrar mais rapidamente o pH da boca.
03º) Inicie a higiene pela escovação. Embora não exista uma indicação na literatura sobre o que seja melhor começar com fio dental ou com a escovação, é muito mais fácil passar fio dental em uma boca limpa do que cheia de resíduos, será mais rápido também. Mas a escolha é sua!
04º) Pouco creme dental na escova, para adultos no máximo um grão de ervilha, para crianças um grão de arroz cru (clique aqui para Creme dental, como escolher e usar?). Não é a espuma que limpa seus dentes, mas o atrito da escova com a superfície dental.
05º) Eleja uma técnica de escovação não traumática (clique aqui para Técnicas de escovação). Assim prevenimos as doenças gengivais e a cárie! (clique aqui para Cárie e Doenças gengivais).
06º) Faça um circuito para escovar. Por exemplo comece da direita para a esquerda na arcada superior pela parte da frente dos dentes, depois arcada inferior da esquerda para a direita pela parte da frente dos dentes, depois vá para a parte interna dos dentes da arcada inferior, também da direita para esquerda e depois a parte interna dos dentes superiores da esquerda para a direita e finalize escovando as superfícies oclusais, que é onde você mastiga, do lado direito e depois o esquerdo superior, em seguida as superfícies oclusais da arcada inferior lado direito e lado esquerdo. Acabou! Sem retoques, sem voltar em algum cantinho para dar mais uma caprichada!! Nós só voltamos para caprichar onde é mais fácil para nossa mão escovar e assim nós podemos ganhar retrações gengivais nessas áreas!!!! (clique aqui para Retrações Gengivais)
07º) Conte quantos movimentos você fez em cada grupo de dois dentes com a escova. Isso no começo… só para treino. Depois você vai ganhar o ritmo de não ficar escovando muito tempo uma região só e outras passando muito rápido pela escova. Por exemplo, se você usa a técnica que faz movimentos circulares conte 8 círculos em um grupo de dente e depois mude para o seguinte na sequência do circuito do item 6. Lembre-se de você não escovar demais para evitar retrações gengivais e desgastes dentários, nem escovar de menos sem remover a placa e como consequência poderá ganhar doenças gengivais e cárie;
08º) Seja delicado!! Não coloque muita força ao escovar, deixe a mão leve. Não faça a escovação muito rápida, pois normalmente aliamos força com velocidade. Mas sinta a escova fazendo atrito sobre o dente, com suavidade. Assim evitamos as retrações gengivais;
09º) Não escove a gengiva! Não precisa! Isso pode gerar traumas desnecessários.
10º) Passe o fio dental na mesma sequência do circuito de escovação, assim não dá para esquecer nenhum espaço. Cada vão entre seus dentes deve receber um pedaço limpo de fio. O fio dental não pode doer nem fazer sua gengiva sangrar, se isso ocorrer ou você está se machucando ou sua gengiva está doente. Nesse caso, você precisa, urgentemente, de um dentista! (clique aqui para técnica de escovação);
11º) Se o espaço entre seus dentes for muito grande e acumula muito resíduo, use uma escova interdental. Elas são mais eficientes para limpar regiões mais amplas que o fio dental. Escolha uma escova interdental de tamanho adequado que entre passivamente no vão, você não pode fazer força para utilizá-la. Limpe a escova interdental em cada vão, ou seja, cada um deve receber a escova limpa. (Clique aqui para saber sobre Escovas Interdentais)
12º) Escove, ou raspe a língua!! É desagradável no começo pois pode dar um pouco de náusea, mas com o tempo isso passa. Não faça com força para não se machucar. O resíduo aderido à língua é o maior responsável pelas halitoses, assim prevenimos o bafo! (clique para Halitose).
13º) Enxaguatórios bucais não são fundamentais. Se você gosta, pode usar. Escolha um de uso diário, de preferência zero álcool.
Pronto!! Acabou!! Boca limpa!!
Essa escovação feita com calma e com muito capricho tem que ser feita pelo menos antes de você dormir, sempre!! A escovação noturna é a mais importante de todas!! Pois enquanto dormimos perdemos parte do efeito protetor da saliva e aí os problemas surgem.
Escove os dentes mais ou menos a cada 8 horas, escovar de mais seus dentes causa problemas tão sérios quanto escovar de menos!
Na dúvida, entre em contato! Estou aqui para te ajudar!